Importantes Projetos de Lei para os Oficiais de Justiça estão em pauta, nesta semana, no Congresso Nacional. 

O primeiro deles é a PEC 10/2023 (quinquênios), que consta na pauta do Plenário do Senado Federal como primeiro item desta terça-feira (30), às 14 horas. A sessão será semipresencial. Essa é a quarta sessão de discussão. Antes da apreciação no primeiro turno, a PEC precisa passar por cinco sessões de debates, razão pela qual, em tese, nesta terça ainda não poderá ser deliberada. A matéria tem sido objeto de muitos debates na imprensa por causa do impacto orçamentário. Os servidores públicos constam no texto como beneficiários, mas mediante algumas condicionantes. A UniOficiais (Associação Nacional e sindicato) ainda busca um caminho para melhorar o texto para toda a categoria.

Também figura na pauta do Plenário do Senado Federal nessa mesma sessão como quarto item o PL 4015/2023, que reconhece a atividade de risco para algumas categorias, incluindo os Oficiais de Justiça. Trata-se da mesma forma de sessão de discussões. O Senador Weverton Rocha foi designado relator de plenário. Há um requerimento de urgência da CCJ que poderá agilizar a tramitação da matéria. O prazo para emendas vai de até 3 de maio. E como foi apresentada uma emenda de Plenário, a informação obtida pela UniOficiais é que o PL será retirado de pauta para o relator realizar a análise e apresentação no momento oportuno (provavelmente na próxima semana). "Estamos buscando a manutenção do relatório do Senador Weverton Rocha da forma como foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça", explica o presidente Gerardo Lima.

Por fim, o Projeto 429/2024 estava como quarto item da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para a reunião desta terça (30), às 10 horas. Contudo, a reunião foi cancelada. Esse PL trata das custas no âmbito da Justiça Federal e o objetivo da UniOficiais é apresentar emendas para inserir questões relevantes para os Oficiais de Justiça.

Todas as informações sobre cada PL serão divulgadas ao longo desta semana. Fique atenta(o)!

0 comentários:

Postar um comentário

UniOficiais: Filie-se. sindojusdf@gmail.com

 
Top